TV:

TV:

OS NOVENTA ANOS DE MANOEL CARLOS

Janaina Sá Brito

                 No último dia 14 de Março, o autor Manoel Carlos completou noventa anos. Para comemorar a data, o Canal Viva, começou a reprisar no dia 27 de Março, A Sucessora (1978/79), segunda novela do autor na Rede Globo. A primeira novela de Maneco na emissora, foi Maria, Maria (1978). As duas novelas foram um grande sucesso e no início dos anos oitenta, Maneco se destacou em outros clássicos como Água Viva (1980), de Gilberto Braga, onde Maneco participou como colaborador, Baila Comigo (1981) e Sol De Verão (1982/83), novela marcada pela súbita morte do ator Jardel Filho , fazendo com que Maneco, largasse a trama e esta, fosse encerrada antes do previsto, por Gianfrancesco Guarnieri e Lauro César Muniz. Após sua saída da Rede Globo, Maneco foi para a Rede Manchete e escreveu a série Viver A Vida (1984), que 25 anos depois, voltou como novela, na Rede Globo e a novela Novo Amor (1986). Em 1989, Maneco escreveu a série Cometa, para a TV Bandeirantes.

                 Oito anos depois de sua saída da Globo, Manoel Carlos volta à emissora, em 1991 e estréia a novela Felicidade, no horário das 18 Hs, que faz um enorme sucesso. Durante a década de noventa, Maneco emplacou os clássicos História De Amor (1995/96) e Por Amor (1997/98), que foram um grande sucesso. Maneco entrou a década de 2000 a dentro, lançando os clássicos Laços De Família (2000/01), Mulheres Apaixonadas (2003), Páginas Da Vida (2006/07) e Viver A Vida (2009/10), além das minisséries Presença de Anita (2001) e Maysa-Quando Fala O Coração (2009). O autor, sempre retratou em suas novelas, a  burguesia contemporânea do Bairro do Leblon, no Rio De Janeiro e explorou temas delicados como troca de bebês, ciúme e alcoolismo.

                 Manoel Carlos Gonçalves De Almeida, nasceu em São Paulo, no dia 14 de Março de 1933 e antes de ser autor de novelas, começou sua carreira em 1952, como diretor do teleteatro Tupi, na extinta TV Tupi. Seu último trabalho na Globo, foi a novela Em Família (2014), que foi um fracasso de audiência, encerrando sua carreira de autor. A maior particularidade de Maneco, foi o nome Helena, em oito de suas protagonistas. Maneco, merece todo o nosso carinho, pois todos nós, somos fãs de seu trabalho e já assistimos as reprises de várias de suas novelas. Parabéns Maneco! Que continues firme e forte, com saúde, sentimos falta de novas novelas tuas, feliz aniversário!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário